segunda-feira, 14 de abril de 2008

A polêmica em torno da "pirâmide invertida" na web

Como já vimos na aula passada, João Canavilhas defende a adoção da "pirâmide deitada" em substituição à nossa velha conhecida "pirâmide invertida". Porém, conforme já havia ressaltado, outros autores não compartilham da mesma opinião de Canavilhas, defendendo a permanência da "pirâmide invertida" no meio jornalístico web.

Diante dessa discussão, o pesquisador Fernando Zamith produziu um interessante artigo chamado "Pirâmide invertida na cibernotícia: a resistência de uma técnica centenária", que mapeia os principais estudiosos da área, indicando aqueles que são prós e os que são contra a utilização da pirâmide invertida no jornalismo on-line, a ponto de um grupo se denominar Partido Pró-Pirâmide Invertida (PPPI) e o outro se definir como Partido de la Redacción Ciberperiodística (PRC), também conhecido, como Partido Contra los Perceptistas Anticuados de la Pirâmide Invertida.

No final, poderemos perceber que no fundo as idéias de um grupo complementam a do outro, não havendo a possibilidade da utilização de uma visão unilateral na questão.

O artigo de Zamith será abordado hoje em sala de aula, com um exercício complementar. Aguardo vocês lá!

Nenhum comentário: